Ran Hirschl, Constitutionalismo e megacidades

Evento sobre constitucionalismo e megacidades, organizado pela seção brasileira da ICON-S. Ran Hirschl (Universidade de Toronto), apresentará seu livro recém-publicado pela Oxford University Press. Estefânia Barboza e Virgílio Afonso da Silva serão os debatedores. Sexta-feira, 30 de outubro, às 10h30 (GMT -3).

Samuel Issacharoff: O desvirtuamento da soberania popular

O desvirtuamento da soberania popular
SAMUEL ISSACHAROFF
Universidad de Nova Iorque, Estados Unidos
27 de novembro de 2019, 17h00

Mart Susi: e-democracia e direitos fundamentais — o exemplo da Estônia

O exercício de direitos políticos por meios digitais parece ser inevitável em um futuro próximo. Atualmente, a Estônia é talvez o país com maior experiência nessa área. Por isso, é com prazer que receberemos o Prof. Dr. Mart Susi em nossa série International Dialogues in Constitutional Law, para uma palestra, seguida de debate, intitulada E-democracy and fundamental rights: the example of Estonia. Mart Susi é professor na Universidade de Tallinn e organizador do recém-lançado livro “Digital Society, Human Rights and the Law” (Routledge, 2019).

E-democracy and fundamental rights: the example of Estonia
MART SUSI
Universidade de Tallinn, Estônia
14 de novembro, 10h00

Alexander C. Fischer: Cortes fortes, legislativos fracos

A relação entre Judiciário e Legislativo é um dos pontos centrais do constitucionalismo contemporâneo, no âmbito do qual a ideia de ativismo judicial costuma desempenhar um papel central. Na próxima terça-feira, dia 8 de outubro, receberemos o Prof. Dr. Alexander C. Fischer em nossa série International Dialogues in Constitutional Law. Alexander Fischer é professor na Jindal Global Law School, na Índia. O tema de sua palestra será  Constitutional change in India: weak legislatures, strong courts.

Constitutional change in India: weak legislatures, strong courts
ALEXANDER C. FISCHER
Jindal Global Law School
8 de outubro, 10h00
Palestra (em inglês, sem tradução) seguida de debate

Foto da Suprema Corte da Índia: Pinakpani/Wikicommons.

Andrea Pozas: Hiper-reformismo constitucional no México

Nossa série Diálogos Internacionais em Direito Constitucional recebe a Professora Andrea Pozas Loyo (UNAM). Ela é uma das principais pesquisadoras em direito constitucional comparado na América Latina. Sua palestra falará sobre hiper-reformismo constitucional no México.

Reconhecendo padrões constitucionais: o caso do hiper-reformismo do México
ANDREA POZAS LOYO
Universidade Nacional Autônoma do México
29 de maio, 10h00
Largo de São Francisco, 95. Prédio histórico, auditório Ruy Barbosa Nogueira.
Palestra (em espanhol, sem tradução) seguida de debate