Susanne Baer: Quem protege seus direitos fundamentais?

14 de novembro de 2018

10:00 AM - 12:00 PM

Em 14 de novembro, Susanne Baer, juíza do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha, discute a posição e o valor do direito constitucional num mundo em que as sociedades confrontam variados desafios. Todos nós, assim como os tribunais, precisamos responder apropriadamente às rápidas mudanças econômicas, sociais e culturais que afetam a vida de todos. Além disso, o direito constitucional nacional deve ser ativamente integrado aos sistemas jurídicos regionais e internacionais. Por fim, os mais recentes desafios ao estado de direito e à democracia na Europa reclamam reações apropriadas particularmente de supremas cortes e tribunais constitucionais.

Quem protege seus direitos fundamentais? Constitucionalismo no século XXI — Uma visão alemã
Susanne Baer
Tribunal Constitucional Federal da Alemanha; Universidade Humboldt de Berlim
14 de novembro de 2018, 10h00
Largo de São Francisco, 95. Prédio histórico, auditório do 1º andar.
Palestra (em inglês, sem tradução) seguida de discussão.

A palestra de Susanne Baer conta com o apoio da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, da Embaixada da Alemanha no Brasil e do CNPq.