Ana Laura Pereira Barbosa

Doutoranda e Mestre (2020) em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com graduação pela mesma instituição. Pesquisadora do Supremo em Pauta da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP). Colaboradora da Sociedade Brasileira de Direito Público. Tem como linha de pesquisa a relação entre legitimidade democrática e o desenho institucional de cortes constitucionais.

currículo Lattes: 7185667445380686

ORCID iD icon orcid iD: 0000-0003-1244-6619

DOUTORADO

Partindo da premissa de que a permeabilidade entre jurisdição constitucional e política é inevitável, minha pesquisa de doutorado busca responder se existe um desenho institucional capaz de viabilizar o uso de estratégias políticas por cortes constitucionais e, simultaneamente, favorecer outros requisitos essenciais à sua legitimidade democrática, como a colegialidade, troca de razões e transparência.

MESTRADO

Minha dissertação de mestrado avalia o desenho institucional de definição da agenda de julgamentos do Supremo Tribunal Federal à luz das teorias normativas de legitimidade democrática da revisão judicial e da literatura sobre política judicial.

PUBLICAÇÕES
LIVROS

“Agenda Antidiscriminação no Supremo Tribunal Federal”. 1. ed. São Paulo: FGV Direito SP, 2020 (co-autoria com Eloisa Machado de Almeida e Luiza Pavan Ferraro).

Artigos acadêmicos

“Do compromisso maximizador à resiliência constitucional”, Novos Estudos 37 (2018): 373-395 (co-autoria com Oscar Vilhena Vieira).

“Fora dos holofotes: estudo empírico sobre o controle da imparcialidade dos ministros do STF”, Direito, Estado e Soceidade (2020): Artigo aceito para publicação (co-autoria com Rubens Glezer, Lívia Gil Guimarães e Luiza Pavan Ferraro).

“Governando sem coalizão: um balanço sobre o primeiro ano de mandato do Bolsonaro”. In: Populismo, constitucionalismo populista, jurisdição populista e crise da democracia. 1ed.Belo Horizonte: Casa do Direito, 2020 (co-autoria com Oscar Vilhena Vieira e Rubens Glezer)

Demais publicações

“As estratégias na definição da pauta de julgamento: Um olhar sobre o Perfil da Corte Gilmar Mendes”, Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público (2018). Disponível em: http://www.sbdp.org.br/wp/wp-content/uploads/2018/04/266_Monografia_-_Ana_Laura_Barbosa_-_Texto_Final_20150402.pdf