Ana Laura Pereira Barbosa

Mestranda em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Graduada pela mesma Universidade. Pesquisadora do Supremo em Pauta da Fundação Getulio Vargas. Colaboradora da Sociedade Brasileira de Direito Público. Tem como linha de pesquisa o desenho institucional do Supremo Tribunal Federal.

Mestrado

Em minha pesquisa de mestrado busco avaliar o desenho institucional de definição da agenda de julgamentos do Supremo Tribunal Federal à luz das teorias normativas de legitimidade democrática da revisão judicial e da literatura sobre política judicial.

Publicações

Artigos acadêmicos

“Do compromisso maximizador à resiliência constitucional”, Novos Estudos 37 (2018): 373-395 (coautoria com Oscar Vilhena Vieira).

“Fora dos holofotes: estudo empírico sobre o controle da imparcialidade dos ministros do STF”, Direito, Estado e Sociedade (2020) (prelo). (coautoria com Rubens Glezer et al).

Outras publicações

As estratégias na definição da pauta de julgamento: Um olhar sobre o Perfil da Corte Gilmar Mendes. Monografia apresentada à Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público (2018).