Carolina Martins Marinho

Doitota em Direito Constitucional (2018), Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito (2009) e Bacharel em Direito (2003) pela Universidade de São Paulo. Bolsista de Doutorado da CAPES/CNPQ. Tem se dedicado ao estudo da judicialização da política, mais especificamente aos temas: judiciário e política pública de educação, críticas da capacidade institucional e implementação de decisão coletiva (currículo completo).

mestrado

Em minha dissertação de mestrado analisei ações judiciais que pleiteavam direito à educação na cidade de São Paulo e os problemas decorrentes de se pensar, individualmente, questões coletivas.

doutorado

Tendo em vista a condenação coletiva de acesso à educação na cidade de São Paulo, buscarei analisar em que medida a Corte de Justiça conseguirá assegurar o cumprimento da decisão e se as constrições apontadas pela crítica da capacidade institucional foram superadas.

principais publicações

VEÇOSO, F. F. C. ; PEREIRA, B. R. ; PERRUSO, C. A. ; MARINHO, C. M. ; BABINSKI, D. B. O. ; WANG, D. W. L. ; GUERRINI, E. W. ; PALMA, J. B. ; SALINAS, N. S. C. . A pesquisa em Direito e as bases eletrônicas de julgados dos tribunais: matrizes de análise e aplicação no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça. Revista de Estudos Empíricos em Direito, v. 1, p. 105-139, 2014.

GRACIANO, Mariangela; MARINHO, C. M.; OLIVEIRA, Fernanda Fernandes. As demandas judiciais por educação na cidade de São Paulo. In: Sérgio Haddad; Mariângela Graciano. (Org.). A educação entre os direitos humanos. 1 ed., Campinas ; São Paulo: Autores Associados; Ação Educativa, 2006, v. 1, p. 1-271.