Danilo Nunes Cronemberger Miranda

Mestrando (2014) em Direito Estado pela Universidade de São Paulo. Possui Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo – Largo São Francisco (2012) e especialização em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura (2014). É advogado com atuação profissional na área de direito Público. Tem como temas de interesse: cortes constitucionais, impacto decisório e interação institucional; Direitos sociais e separação de poderes; debate metodológico em teoria do direito; Teoria do Diálogo institucional. (currículo completo).

Mestrado (2014-)

A partir da reconstrução metodológica da noção de impacto simbólico de decisões judiciais proposta por César Rodríguez Garavito (Cortes e Cambio Social), pretendo elucidar alguns pontos comumente deixados de lado pela literatura especializada em direitos sociais. Mais especificamente, pretendo testar a contribuição da interação institucional entre poder judiciário e poder público para a construção compartilhada das definições destes direitos.

Especialização (2013-2014)

Busquei reconstruir o debate sobre ativismo judicial, analisando as possíveis contribuições da metáfora do diálogo institucional para divisão comumente apontada na literatura entre autores favoráveis (otimistas) ao ativismo judicial e autores contrários à sua prática (pessimistas).