Gabriela Biazi Justino da Silva

Mestranda em Direito Constitucional e Bacharela em Direito (2013) pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora Assistente no Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP/NDD). Integrou a equipe que produziu a pesquisa “O direito visto por dentro (e por fora): a disputa pela aplicação da Lei Maria da Penha e da Legislação Anti-Racista”, financiada pela Fapesp e pelo CNPq e concluída em 2013. Atualmente, dedica-se aos estudos de gênero, mais especificamente ao tema da crítica feminista ao direito (currículo completo).

mestrado

A pesquisa tem como objetivo sistematizar as bases e fundamentos da crítica feminista ao direito a partir da obra de Carole Pateman intitulada “O Contrato Sexual”.

principais publicações

Jornadas de Debate Feminista 2015. Caminos y descaminos hacia una enseñanza jurídica feminista y emancipadora en la Facultad de Derecho de la Universidad de Sao Paulo. 2015.

MACHADO, M. R. A. ; RODRIGUEZ, J. R. ; ELIAS, R. V. ; SILVA, G. J. ; GANZAROLLI, M. Z. ; PROL, F. M. . Disputando la aplicación de las leyes: la constitucionalidad de la Ley Maria da Penha en los Tribunales brasileños. In: Carmen Hein de Campos. (Org.). Ley Maria da Penha: Un análisis jurídico feminista. 1ªed.Lima: CLADEM, 2011, v. 1, p. 173-214.