Hazenclever Lopes Cançado Júnior

Mestrando em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo e bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Ex-integrante dos grupos de pesquisa da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília denominados “Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais”, “Experimentalismo Institucional” e “Jurisdição Constitucional em 2020”. Tem se dedicado à pesquisa da evolução jurisdição constitucional no Brasil, de suas perspectivas para a próxima década e, mais especificamente, aos temas: experimentalismo institucional, living constitutionalism, constitucionalismo democrático e democracia deliberativa (currículo completo).

mestrado

Ao longo do Mestrado, estudarei como os movimentos sociais e o backlash no corrente cenário político brasileiro podem influenciar, contribuir e/ou acelerar a arquitetura de uma cultura constitucional responsiva e deliberativa e a execução de uma política transformativa fora dos momentos constitucionais.

principais publicações

CANÇADO JÚNIOR, H. L. ; CAVALCANTI, A. B. V. R. . O controle concentrado de constitucionalidade na perspectiva do desenvovlimento da jurisdição constitucional. Jurisdição Constitucional em 2020. Brasília: IDP/Saraiva, 2013. (no prelo).

CANÇADO JÚNIOR, H. L. ; Modulação de efeitos no controle incidental e o controle de políticas públicas. Jurisdição constitucional, direitos fundamentais e experimentalismo institucional. Brasília: IDP, 2012 Ebook disponível em www.idp.edu.br/component/docman/doc_download/495-jurisdicao-constitucional-direitos-fundamentais-e-experimentalismo-institucional-versao-final-

CANÇADO JÚNIOR, H. L. ; O papel do Poder Judiciário em tempos de emergência nacional: uma análise da Suprema Corte dos EUA no pós-11/9. 2012. Artigo Científico apresentado no 9o Congresso de Iniciação Científica do DF e 18o da UnB – PIBIC 2011/2012 (CNPq).