João Pedro Hoffert Monteiro de Lima

Mestrando em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com graduação em Direito pela mesma instituição (2016). Possui duplo diploma em Direito Francês, concedido pela parceria entre a Universidade de São Paulo e a Université de Lyon, com equivalência à Licence francesa (2016). Intercâmbio acadêmico na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, com ênfase em Direito Público (2015).

MESTRADO

No meu mestrado, procuro investigar o instituto do impeachment à luz do desenho institucional posto pela Constituição Federal de 1988 e seu contexto, analisando especialmente a possibilidade de seu uso abusivo, em que o ordenamento jurídico não é violado, mas a finalidade do instituto é desvirtuada.

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES

Artigos acadêmicos

“It’s not about the coup: constitutional aspects of Presidential Impeachment in Brazil”, Fundamento Jurídico III (2016): 47-49. (em coautoria com Giuliano Cardoso Salvarani).