Marcela Mattiuzzo

Mestranda em Direito Constitucional e Bacharel em Direito (2014) pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora visitante na Yale Law School (2016-2017). Foi Assessora e Chefe de Gabinete da Presidência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (2015-2016) (currículo completo).

mestrado

O projeto busca analisar de que forma os dados pessoais de usuários têm sido monetizados, especialmente por plataformas de propaganda online, e de que maneira tal monetização afeta o direito de privacidade. Para tanto, pretende analisar os modelos de negócio destas plataformas e a legislação brasileira sobre o tema, em especial o Marco Civil da Internet e o APL de Dados Pessoais, para fornecer conclusões e também sugestões sobre como melhor abordar o assunto.

principais publicações

MATTIUZZO, M. “Propaganda Online e Privacidade – O varejo de dados pessoais na perspectiva antitruste”. In: Ideias em Competição: 5 anos do Prêmio Ibrac-Tim. São Paulo: Singular, 2015, pp. 411-431.

MATTIUZZO, M. Online Advertising Platforms and Personal Data Retail: Consequences for Antitrust Law. Competition Policy International Antitrust Chronicle, v. 7, 2015.

MATTIUZZO, M. Voto vencido, fundamentação diversa e fundamentação complementar: Um estudo sobre deliberação no Supremo Tribunal Federal. Supervisor: André Abbud. Disponível em: http://www.sbdp.org.br/arquivos/monografia/184_Marcela%20Mattiuzzo.pdf