Marina Gibson

Mestranda em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Graduada em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2018). Durante a graduação, foi pesquisadora bolsista na Iniciação Científica pelo CNPq e monitora. Atualmente pesquisa direitos fundamentais, teoria do estado e a atuação do Supremo Tribunal Federal em litígios estruturais.

MESTRADO

Em minha pesquisa de mestrado estudo litígios estruturais, analisando como as teorias estrangeiras serviram de inspiração e foram utilizadas pelo Supremo Tribunal Federal no ordenamento jurídico brasileiro.

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES

Artigos acadêmicos

“A Lei 11.340/06, a criminalização do aborto e a mulher como titular de Direito Fundamental”. Revista Eletrônica Direito FPB 2 (2015): 1-17.

Capítulos de livros

 “Estado de coisas inconstitucional e Democracia: uma análise prospectiva da utilização do ECI pelo STF no Brasil”, in Victor Barreto, Otto Cruz e Nayara Toscano. (orgs.). O papel do direito na construção de um novo Brasil. Campina Grande: A Barriguda, 2018: 11-26.

 Outras publicações

“Redução da maioridade penal, papel da mídia e o Princípio da Proibição do Retrocesso Social”. IX Seminário Internacional de Direitos Humanos da UFPB (2016) (coautoria com Cynara de Barros Costa.