Virgílio Afonso da Silva responde às objeções de Marcelo Neves sobre sopesamento (Revista Direito.UnB)

RESUMO

Talvez não exista, no direito constitucional brasileiro atual, um debate que tenha gerado uma produção tão intensa quanto aquele sobre princípios constitucionais. Muito dessa produção, contudo, é mera reprodução do que já foi escrito antes. O recente livro de Marcelo Neves, Entre Hidra e Hércules, é com certeza uma exceção nesse cenário. Ele traz novas luzes ao debate e propõe mudanças de rumos. Neste artigo, Virgílio Afonso da Silva defende suas ideias em face das objeções que Marcelo Neves suscita, para mostrar que ele, de um lado, não tem razão nessas objeções e, de outro, não oferece de fato uma alternativa àquilo que ele chama de “modelos ainda dominantes”.

Revista Direito.UnB 2 (2016): 96-118 [ler artigo completo, PDF, 700KB, livre].