diálogos

O debate internacional sobre constitucionalismo obedece, historicamente, a uma certa hierarquia. O grau de influência de muitas ideias e invenções institucionais sempre se explicou mais por fatores geopolíticos e culturais do que por sua consistência, originalidade ou adaptabilidade a cada contexto. A interação entre acadêmicos da América do Norte e alguns países da Europa Ocidental com o resto do mundo seguiu, em geral, essa ordem. Dividiu-se o mundo entre centros de produção e exportação, e regiões de recepção de soluções jurídico-constitucionais. Na produção acadêmica contemporânea, e em certos grupos de direito constitucional comparado, essa lógica começa a ser enfrentada. A série International Dialogues in Constitutional Law participa dessa reação e privilegia a diversidade regional.

Nos últimos anos, esta série tornou-se um dos eventos de direito e teoria constitucional mais importantes do Brasil e da América Latina e, com certeza, um dos mais plurais do mundo. Acadêmicos e acadêmicas de diferentes partes do globo (América Latina, África, Europa, América do Norte e Ásia) têm debatido suas ideias e experiências na Universidade de São Paulo, criando um ambiente especialmente plural. Nesta página, você encontra informações sobre os encontros já realizados e a programação dos próximos debates. Seja bem vindo!

PROGRAMAÇÃO

2019

Em 2019, tivemos encontros com Daniel Bonilla, Alexander Fischer, Linda Greenhouse, Jeanette Hofmann, Samuel Issacharoff, Matthias Klatt, Mattias Kumm, Andrea Pozas e Mart Susi. Para mais detalhes, clique aqui.

2018

Em 2018, tivemos encontros com Susanne Baer, Carlos Bernal, David Dyzenhaus, Udo Di Fabio, Dieter Grimm, Lisa Hilbink, Christopher Mbazira, Francisco J. Urbina. Para mais detalhes, clique aqui.

2017

Em 2017, tivemos encontros com Lee Epstein, Roberto Gargarella, Siri Gloppen, Samuel Issacharoff, Anthony Pereira, Gerald Rosemberg e Leif Wenar. Para mais detalhes, clique aqui.

2016

Em 2016, tivemos encontros com Amy Allen, Daniel Bonilla, Alejandro Chehtman, Jackie Dugard, Marco Goldoni, Iddo Porat, Ralf Poscher, Julio Rios-Figueroa e Albie Sachs. Para mais detalhes, clique aqui.

2015

Em 2015, tivemos o prazer de debater com Fernando Atria, Kimberley Brownlee, Uwe Kischel, Matthias Klatt, Mona Krook, Kai Möller, Gabriel Negretto e Shylashri Shankar. Para ver a programação completa de 2015, clique aqui.

anos anteriores

Antes de 2015, nossa série de debates não tinha uma periodicidade fixa. Clique aqui para ver os eventos anteriores a 2015.