Julia Wand-Del-Rey Cani

Sou doutoranda em direito constitucional pela Universidade de São Paulo (USP). Fui Fox Fellow no MacMillan Center for International and Area Studies e Visiting Fellow no Information Society Project da Yale Law School, Yale University (2022-2023). Possuo mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2016) e graduação em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2008). Fui pesquisadora na Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio, 2015-2019). Fui professora substituta de Teoria do Direito na Faculdade de Direito e no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2015). Bolsista do Projeto CNJ Acadêmico – parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e bolsista do Programa de Excelência Acadêmica (ProEx).

currículo Lattes: 2204110595196298

ORCID iD icon orcid iD: 0000-0002-4898-5262

DOUTORADO

No doutorado, tenho me dedicado ao estudo do processo decisório no Supremo Tribunal Federal e das disfunções apresentadas por mecanismos desenvolvidos com o objetivo de suprir discrepâncias decorrentes do modelo de controle de constitucionalidade adotado. Alguns casos parecem indicar que os ministros usam os níveis diferentes da discussão sobre identidade, acesso ao tribunal e a ideia de precedentes para selecionar estrategicamente qual será o alcance da decisão em cada tema. Em particular, interessa-me a distinção de foco entre um ‘caso’ ou uma ‘tese’, que permitiria a ampliação ou a restrição de entendimentos do tribunal.

MESTRADO

Em minha dissertação de mestrado, analisei precedentes horizontais no Supremo Tribunal Federal.