Lívia Gil Guimarães


Doutora e Mestra em Direito do Estado (Direito Constitucional) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde também me graduei em Direito com período de intercâmbio acadêmico no Institut d’Études Politiques (Sciences Po), em Paris, França. Atualmente sou Coordenadora de Pesquisas Judiciárias do Supremo Tribunal Federal (STF), função que também desempenhei no período de set/2020 a set/2022. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos de Inclusão na Academia da FDUSP (GPEIA). Professora colaboradora da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP). Integrante da rede acadêmica internacional Daughters of Themis. Coordenei o Núcleo de Prática Jurídica em Direitos Humanos da USP (NPJ-DH) entre 2014 e 2021. Fui pesquisadora do Supremo em Pauta na FGV Direito-SP (2015-2019).

currículo Lattes: 3072761339331439

ORCID iD icon orcid iD: 0000-0001-7764-3301

DOUTORADO

No doutorado, estudei a ausência de diversidade de gênero na composição de cortes supremas. Meu objetivo foi responder duas perguntas conexas e centrais à compreensão do tema, quais sejam: “por que há tão poucas mulheres em cortes supremas?” e “por que é preciso ter mais?”. Para tanto, analisei informações de bases de dados preexistentes e confrontei os argumentos usualmente utilizados para explicar a baixa participação de mulheres nesses espaços e para justificar uma maior presença delas. A tese resultante desse período de estudos tem o título “Mulheres na composição de cortes supremas: um estudo sobre a desigualdade de gênero”. Meu orientador foi o professor Virgílio Afonso da Silva.

MESTRADO

No mestrado, estudei empiricamente o funcionamento das audiências públicas realizadas no Supremo Tribunal Federal. Busquei contribuir com um novo olhar a respeito das funções que elas podem ter na prática do tribunal. A dissertação resultante desse período de estudos possui o título “Audiências Públicas no Supremo Tribunal Federal: discurso, prática e lobby”. Meu orientador foi o professor Marcos Paulo Veríssimo.

2020

Lívia Gil Guimarães

Participação Social no STF: repensando o papel das audiências públicas Journal Article

Em: Revista Direito e Práxis, vol. 11, no. 1, pp. 236-271, 2020, ISSN: 2179-8966.

Resumo | Links | BibTeX