Martin Borowski: Proporcionalidade, necessidade e ponderação

26 de setembro de 2022 - 26 de setembro de 2022

10:00 AM - 12:00 PM
Proporcionalidade e ponderação tornaram-se ferramentas corriqueiras na solução de controvérsias constitucionais em todo o mundo, inclusive no Brasil. Proporcionalidade, no entanto, não é sinônimo de ponderação; a primeira inclui outros testes que muitas vezes são ignorados pelos intérpretes e magistrados. Um deles é o teste da necessidade. Poucas pessoas no mundo conhecem tão bem o debate sobre proporcionalidade quanto Martin Borowski, professor catedrático de direito público da Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Por isso é com prazer que anunciamos sua participação na nossa série International Dialogues in Constitutional Law, na Faculdade de Direito da USP.
Proportionality, necessity, and balancing
MARTIN BOROWSKI
Universidade de Heidelberg, Alemanha
26 de setembro, 10h00