Simpósio sobre a obra de Robert Alexy

Nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro de 2021, foi realizado o simpósio internacional Elemente einer diskursiven Grund- und Menschenrechtstheorie (Elementos de uma teoria discursiva dos direitos fundamentais e dos direitos humanos), na Universidade de Bayreuth, na Alemanha. O simpósio foi dedicado à obra de Robert Alexy, por ocasião de seu 75º aniversário. Participaram pesquisadoras e pesquisadores da Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Japão, México e Suíça. As conferências plenárias foram proferidas por Mark Tushnet (Harvard), Dieter Grimm (Universidade de Berlim, Tribunal Constitucional da Alemanha) e Robert Alexy (Kiel). Virgílio Afonso da Silva apresentou trabalho com o provocativo título “Die verborgene Welt hinter Fußnote 24” (O mundo escondido por trás da nota de rodapé 24), no qual analisa as colisões entre princípios e regras para demonstrar que estas podem demandar diferentes tipos de sopesamento, os quais, dependendo de arranjos institucionais, podem ser realizados por autoridades distintas. Os trabalhos apresentados serão publicados (em alemão) pela editora Mohr, em 2022.

w3constituicao
Author: w3constituicao