Artur Pericles Lima Monteiro será docente em Yale

Nosso pesquisador associado Artur Pericles Lima Monteiro será docente (lecturer) na Universidade Yale, na Jackson School of Global Affairs, onde assume o posto de Schmidt Visiting Scholar no programa de Inteligência Artificial, Tecnologias Emergentes e Poder Nacional. Ele ministrará governança da inteligência artificial.

Artur concluiu doutorado em 2022 sob a orientação do professor Virgílio Afonso da Silva. Seu trabalho sobre direito à privacidade e criptografia foi a tese da área de direito constitucional indicada pelo Departamento de Direito do Estado para o Prêmio Capes de Teses. Ele também apresentou um trabalho derivado da sua pesquisa de doutorado na Privacy Law Scholars Conference, a principal conferência internacional sobre privacidade, realizada anualmente desde 2011. Outro trabalho relacionado será publicado no Research Handbook on Law and Technology (Elgar). Artur também concluiu seu mestrado no grupo Constituição, Política & Instituições, igualmente sob a orientação do professor Virgílio Afonso da Silva. Sua dissertação, sobre anonimato online, resultou num artigo selecionado pelo Knight First Amendment Institute, da Universidade Columbia, para um simpósio sobre desinformação e liberdade de expressão, que publicará uma coletânea (no prelo).

Em 2022, após concluir seu doutorado, Artur foi Associate Research Scholar na Yale Law School e Wikimedia Fellow do Information Society Project, o mais antigo centro de direito e tecnologia dos Estados Unidos, onde ele agora passa a ser Yale Affiliated Fellow. No COPI, ele também coordenou o Núcleo de Direito, Internet e Sociedade.

w3constituicao
Author: w3constituicao